Construção em 2 fases sem interromper o funcionamento da primeira etapa implantada,respeito às diretrizes do plano diretor de uso e ocupação da área e controle do custo estimadoda obra. O sistema estrutural-construtivo misto proposto está caracterizado por uma malha de apoios modulares com 5,00x7,50m, com vãos diferenciados em setores específicos, como o auditório por exemplo. Comforme as características de cada setor funcional, utilizo dois tipos de componentes pré-fabricados:perfis metálicos e peças em concreto-armado, flexibilização dos diversos tipos de fluxos demandados (acesso e circulação de alunos, professores e visitantes,espaços para instalações técnicas, e equipamentos complementares) estão flexibilizados conforme as etapas construtivas 1 e 2.No bloco de 12 pavimentos superiores (primeira etapa) estão a reitoria e salas-de-aula pós-graduação, halls, controles e acessos principais aos ambientes restritos (pavimento térreo/plataforma nível 152,35m). Nas interfaces sudeste e sudoeste estão as 42 salas-de-aula graduação (com ventilação cruzada e brises móveis além da previsão de climatização mecânica), a primeira etapa da biblioteca, além 28 lojas/sobrelojas voltadas para a plataforma n=152,35m, junto a praça de convivência.A capela ecumênica e alguns setores administrativos adicionais da reitoria (com acessos independentes e iluminação natural) estão localizados no primeiro pavimento semi-enterrado.Na segunda etapa, um bloco seqüencial de 12 pavimentos conectados ao bloco inicial através de passarelas/tubo, e o bloco independente do auditório (1500 lugares), contém as demais 30 salas-de-aula de graduação (com ventilação cruzada e brises móveis e previsão de climatização mecânica), além da biblioteca (segunda etapa) e do centro de video-conferências, além das 11 lojas/sub-lojas voltadas para a plataforma n=152,35m, junto a praça de convivência. As garagens (total de 322 vagas veículos + 50 motos) estão solucionadas em 03 pavimentos semi enterrados, sendo que na primeira etapa serão implantados o primeiro sub-solo (58 vagas privativas para o setor de convivência/lojas) e terceiro sub-solo com pé-direito duplo (128 vagas carros/2 deficientes/3 vans/24 motos, privativas da FUMEC). Nasegunda etapaserá adicionado o segundo nível,(126 vagas carros/2 deficientes/3 vans/26 motos, privativas da fumec) utilizando peças pré-fabricadas metálicas acopladas nas esperas já previstas nos mesmos pilares executados na primeira etapa. Estes dois pavimentos-garagem terão portanto alturas piso/piso 2,70m. | |||
Attending to the functional demand determined by the edict, Ive searched for a two-stage construction solution without interrupting the functioning of the first stage, respecting for the urban planning legal rules regarding the use and occupation of the area and controlling the work estimated budget. The mixed structural system proposed consists of a modular grid of 5,00mx7, 00m, with diversified open spaces in specific sectors, (i.e. auditorium). According to each functional sector, I have used two kinds of pre-manufactured components: metallic profiles and pieces in reinforced concrete, in order to have speed and cost-benefit balance for the whole process. Topics related to the environmental comfort and functional improvement of the general and specialized spaces (auditorium and classrooms, etc.) besides the adequacy and flexibility of varied kinds of flows (students, teachers and visitors access and circulation, and technical spaces) are fulfilled to optimize the first and second stages. The first stage encompasses 24 graduation classrooms, half library space, 28 shops, and some administrative sectors of the rectory. The second stage includes the main auditorium, additional 30 graduation classrooms, the other half of the library, videoconferencing center and additional shops. The garages (total of 322 parking spaces for cars and 50 for motorbikes) are solved in three semi-underground levels. The first one (58 private parking spaces for the socializing/shopping area) and the third one, with a double floor-ceiling height (128 parking spaces for cars, two for the disabled, three for vans and 24 for motorbikes all private for the use of FUMEC), will be built in the first stage. The second basement will be added in the second stage (126 parking spaces for cars, two for the disabled, three for vans and 26 for motorbikes, all private for the use of FUMEC) and pre-manufactured metallic pieces coupled tothe columns already foreseen in the pillars built in the first stage will be used. Therefore, these two garage-floors will have floor-ceiling heights of 2,70m. |