SISTEMA ESTRUTURAL Constitui-se de duas séries lineares de 8 e 10 pilares cilíndricos( aprox. 6m diametro) com espaçamentos a intervalos regulares de 70 me um tabuleiro-rígido de 70 m de diâmetro .Sobre o bloco de coroamento (fundação) nasce um pilar tronco-cônico , reduzindo de 15m na base para 6m de diâmetro, prosseguindo até o capitel tronco-cônico de topo, formando uma mesa-de-apoio nervurada e protendida.A superestrutura será formada com vigas mistas pré-fletidas que vencem vãos de 50m.As vigas são solidarizadas entre sí formando caixões multicelulares com transversinas.Estão previstos dois caixões independentes para as pistas de tráfego e um central para o calçadão. Com isso isola-se a transmissão da vibração e oscilações originadas das pistas de rolamento. O tabuleiro central terá mais 4 apoios adicionais, vinculados por uma viga anelar periférica que recebe os dois segmentos daavenida-ponte.SISTEMA CONSTRUTIVOPrevê-se a utilização de peças pré-fabricadascom concreto estrutural de alto desempenho e recobrimento compatível com uma vida útil de 80 anos. O canteiro poderá ser instalado em uma das margens, com a transposição das peças em meio flutuante, içamento por gruas ancoradas nos pilares . Recomenda-se aadição de fibras no concreto estrutural, visandoa minimização dos coeficientes de retração plástica. | MEMORIAL " A ponte deverá ser um marco visual,compatível com a escala do plano-piloto.Além de atender sua função primeira,um equipamento de infra-estrutura urbana,pretende-se que seja um elementoreferencial na cidade.Outra expectativa é que a ponte possuacondições capazes de permitir sua utilizaçãolúdica, seja pela atratividade natural quea água exerce sobre as pessoas, seja pelapossibilidade de contemplação da paisagem"( Trecho do termo de referência , pag 36 )Nossa proposta objetiva caracterizar a" terceira ponte" como um equipamentomultifuncional pensado racionalmenteem termos do sistema estrutural/construtivo( permitindo pré-dimensionamentos eestimativas de custos mais confiáveis) einovando em termos de proposta conceitual, porquanto substitue a plataforma de tráfegoda ponte-rodoviária convencional por umaavenida-sobre-o-lago, com um calçadãocentral, arborizado e ambientadoconvenientemente.Na plataforma-praça lúdica ancorada nofundo do lago ( 70 metros de diâmetro ),protegida por uma estrutura tipodomus-geodésico, estão previstos ancoradouro de barcos, estacionamentos,restaurantes, cinemas,bares, etc.Com isso pretende-se estimular e justificar a caminhada ao longo da avenida-ponte.A plataforma atua também como um tabuleiro rígido de apoio para os dois segmentos lineares da ponte.O calçadão central deve permanecer estável, separado das pistas de tráfego por juntas-de-articulação.Os custos gerados pela incorporação da praça- lúdica poderão ser viabilizados através do seu arrendamento para operação através da iniciativa privada, como parte integrante dos investimentos em turismo e lazer, já direcionados para o setor ( projeto orla ).Dois bolsões/praças estacionamentos, planejados para as duas extremidades da avenida-ponte, complementam o conjunto de intervenções que particularizam nossa abordagem. |