ArqStudio
Escritório
(Office)
Arquiteto Joel Campolina
( Joel Campolina Architect)
PORTFÓLIO
(PORTFOLIO)
Publicações
(Publications)
Notícias
(News).
Contato
(Contact)


PRÊMIO USIMINAS ARQUITETURA EM AÇO

CENTRO CULTURAL DO IAB/MG - PROFISSIONAL proposta apresentada

IABs cultural center - presented proposal



A- A+


MEMORIAL

A edificação existente abriga o hall principal / foyer ( com estandes padrão para mostra de produtos, computadores ligados a internet, etc.), como também a "bookstore" e instalações sanitárias , conforme programa funcional fornecido.Os pilares atuais serão revestidos com chapas-aço.inox, configurando uma armação cilíndrica. No módulo central , preve-se a introdução de caxilharia de vidro tronco-cônica. Com o piso do salão será nivelado, elimina-se o desnível central. Um volume cilíndrico recompõe o conjunto de instalações sanitárias aproveitando a infra-estrutura hidráulica já existente no setor. A nova edificação complementar constitui-se de dois segmentos. O primeiro segmento, de base triangular, avança sobre a edificação atual sem toca-la, preservando a grande árvore existente. Os apoios estruturais resumem-se em pilares metálicos locados nos limites dos afastamentos legais das divisas frontal e do fundo do lote . Foram adotadas tres vigas metálicas treliçadas planas de fachada ( 3,0 metros de altura), vencendo vãos de aproximadamente 30 metros ( hipotenusa) e 20 metros (um dos catetos do triângulo). As treliças acorrem intercaladas, recebendo as cargas de dois pavimentos cada uma . O entramado do piso recebe lage em concreto fundida sobre elementos decks metálicos que permanecem aparentes. Os demais ambientes funcionais programados acomodam-se em cinco pavimentos, além do terraço viabilizado sobre o último teto.

A hierarquia locacional ocorre em função da demanda de acessibilidade. Assim sendo, no primeiro nível da nova edificação (+6 metros) está o salão para exposições, com pé-direito variável até h=6 metros. No nível subsequente h+12 metros, está o auditório. A administração e bilblioteca no nível h=15 metros e o Restaurante (140 pessoas) no último pavimento nível h=18 metros, além do terraço da cobertura nível h=18 metros. As 24 vagas para estacionamento de veículos (exigidas pela legislação) são acomodadas no único sub-solo (15 vagas c/ manobrista) e no afastamento frontal (10 vagas ). Estão previstos paineis em concreto-leve para fechamento de duas fachadas , sendo que na fachada sul, recorre-se `a recuos variados da caixilharia , além de vidros inibidores dos efeitos da incidência solar, neste caso amenizada pela grande árvore preservada. O segundo seguimento, também resolvido em estrutura metálica conta com fechamentos laterais em chapas corrugadas e de tipologias variadas.
Agrupa elementos de circulação vertical ( elevador, rampa, escada, tubulações, etc ) , conectados ao corpo triangular através de passarelas com piso-falso, etc. O tratamento dado a este segmento revela os mecanismos do elevador, mantém a escada de segurança contra incêndio enclausurada e propõe um jogo de rampas desenvolvidas do lado externo ao núcleo de circulação vertical controlada. Cabe ressaltar a possibilidade de funcionamento independente dos setores funcionais que atendem ao público externo, ficando a área da administração do IAB independente em termos funcionais e de acessibilidade.


Multiple levels plans / Plantas dos diversos níveis

< voltar / back


arqStudioJCA. Arquitetura, Urbanismo e Consultoria Ltda
Telefax(+55 31)
/ - - - /